quarta-feira, 8 de abril de 2009

Que se amassem

Falando para pastores que estavam reunidos em Convenção, a certa altura da sua exposição bíblica, o orador querendo enfatizar a importância do amor nos relacionamentos entre os obreiros, citou as palavras de Jesus em João no capítulo 15 e versículo 12: ”que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.

Comentando o referido versículo com alguma ironia e um certo sentido de oportunidade, disse: “Jesus estava a dizer aos seus discípulos que se amassem, como forma do verbo amar e não que se amassem, como forma do verbo amassar”. A observação suscitou naturalmente uma gargalhada entre os presentes, mas não deixa de ser motivo de reflexão também.

Numa outra ocasião, Jesus disse: “…todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). Ficou claro que o distintivo que haveria de identificar os cristãos de todas as épocas não seria a cruz, nem mesmo a Bíblia e tão pouco o peixinho que orgulhosamente ostentamos na traseira do nosso automóvel, mas sim uma demonstração de genuíno amor.

Qual será a imagem que como cristãos, por vezes exercendo até cargos de responsabilidade no reino de Deus, estamos a passar para aqueles que nos rodeiam quando, por exemplo, nos digladiamos, promovemos divisões, entramos em competição, amesquinhamos, pactuamos com alguma forma de injustiça, julgamo-nos uns aos outros impiedosamente, promovemos os nossos interesses e negligenciamo-nos?

Penso naqueles cristãos que se sentem amassados, ao invés de se sentirem amados. Carl Rodgers, disse: “Quando me sinto amado, eu desabrocho, cresço e torno-me uma pessoa interessante.” O amor não só é uma marca distintiva do verdadeiro cristianismo, é também a mais importante das virtudes cristãs. É fundamental na auto-estima da pessoa como é essencial no complexo mundo dos relacionamentos. Eu creio que a nossa maior necessidade é de desenvolver amor para com Deus e mostrar amor para com os outros.

3 comentários:

  1. Prezado amigo Pr. Abel Tomé

    Congratulo-me com o execelente aspecto do seu blogue, assim como os temas inclusos. Especial é o facto de sermos vocacionados para amar, e não para amassar.

    Continue a ser uma bênção e Deus o abençoe.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pastor!
    A Paz do Senhor!
    Eu o o meu esposo tivemos o prazer de o ouvir pregar na Assembléia de Deus de Vila do Conde/ Vila Chã.
    Falámos consigo no final, e deunos um "livrinho" da Abla Portugal e o nome do seu blog.
    Falaei-le muito a correr que estou a fazer um trabalho evangelístico nos blog's de "Astrologia e afins" da homepage do "Sapo"Astrologia avançada.
    Criei dois blog's com o firme propósito de me colocar à disposição das pessoas que busquem ser esclarecidas.
    E graças a Deus, creio que Ele está a operar!
    Os blog's são:
    http://esferafemininamentira.blogs.sapo.pt
    http.jesusnovavida.blogs.sapo.pt
    Gostaria que se e quando pudesse desse uma "olhadinha".
    Eu vou passear pelo seu para poder aprender.
    Paz do Senhor!
    Maria helena
    Obs: vou comentar como anónimo porque não sei fazê-lo de outra forma.
    O meu endereço de email é:
    mhtafc@sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Muito "ÚTIL" mais um blogue para a minha lista de AMIGOS.

    - Porque: Com CRISTO a www.AMIZADE.pt.vc não distância…

    CMFrancisco

    ResponderEliminar